Livro e Filme: Catching Fire/Em Chamas – Suzanne Collins

Image

Seguindo minha saga de ler os livros da trilogia Hunger Games, terminei o segundo volume – Catching Fire. Na verdade, estava mais interessada no filme pois aprendi com o primeiro livro que os produtores da adaptação cinematográfica fizeram um trabalho bem melhor do que a própria autora do livro. Por causa disso acabei queimando a largada e, quando estava no meio desse segundo volume, fiz uma pausa para ver o filme e tomei todos os spoilers que precisava antes de continuar a leitura.

Nessa segunda parte a autora descreve um pouco da vida dos personagens após a vitória dupla nos jogos e o Presidente Snow passa a ganhar maior importância ao demonstrar sua insatisfação com as revoltas que começam a surgir com o pequeno ato de rebeldia ocorrido na arena. O Quarter Quell muda as regras do jogo e Katniss e Peeta novamente se veem na arena dos Hunger Games.

Mas e aí? Bom, o filme continua a milhas de distância em qualidade do livro. Os personagens do livro não têm um mínimo de profundidade emocional, sendo que a Katniss tem o comportamento mais frio entre eles. A autora parece tão mais preocupada em descrever os vestidos, maquiagens e cortes de cabelo do que a essência dos personagens que chega a ser irritante, ainda mais por escrever em primeira pessoa, no lugar de uma personagem que, em teoria, não tem o mínimo interesse sobre essas coisas. Mas não é essa a impressão que se tem. Incrível como a autora consegue me fazer odiar tão fortemente a personagem principal… Fim do livro e eu estava torcendo mais pela Johanna, que tem a força, inteligência e personalidade que faltam à Katniss.

Image

Quanto ao filme, mais uma vez o trabalho dos atores supre essa falta. Até o Cinna fica mais interessante e a sua relação com Katniss mais verossímil no cinema do que nos livros. A própria produção dos cenários e do clima da história supera a descrição escrita, aumenta e aprimora o que a autora parece nem ao menos ter pensado poder existir em um futuro imaginário.

Falando sério, a minha vontade seria pular para o final do terceiro livro depois do segundo e só ver os filmes no cinema para preencher as lacunas da história, mas eu não me permito parar livros no meio e só fiz isso poucas vezes na vida, então estou brigando para terminar o terceiro livro…

Advertisements

One thought on “Livro e Filme: Catching Fire/Em Chamas – Suzanne Collins

  1. Pingback: Retrospectiva 2014 | Meu Logbook

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s