Série: Les Revenants – 1ª temporada

ImageNem lembro porque comecei a ver essa série. Talvez eu tenha lido uma matéria elogiosa em algum jornal ou site, talvez eu tenha escutado alguém falar. O que eu sei é que eu baixei os 8 episódios e eles ficaram sentadinhos me esperando na pasta de downloads um bom tempo, até eu resolver que era a hora deles serem vistos. E depois do primeiro episódio eu só me arrependo de não os ter visto antes. Foi paixão fulminante e profunda.

“Les Revenants” se passa em uma pequena cidade nas montanhas e bem isolada em algum lugar da França. A cidade tem uma represa da qual depende sua eletricidade. Essa represa já se rompeu uma vez e matou muitas pessoas, mas a cidade permaneceu apesar do desastre. Logo no primeiro episódio ficamos sabendo que quatro anos antes ocorreu um acidente de ônibus perto dali que resultou na morte de um grupo de alunos da escola local, incluindo Camille, uma adolescente de 15 anos que tem uma irmã gêmea. Quatro anos depois vemos Camille subir até a estrada e começar a fazer seu caminho para casa, nos introduzindo assim ao plot da série, a volta dos mortos como eles eram na data de sua morte, tentando reconquistar seu espaço.

Image

Outros voltam, assim como Camille. Os “revenants” não têm consciência de sua morte, agem como se nada tivesse acontecido até serem confrontados com a verdade. Durante o tempo em que eles estiveram fora a vida continuou. Casais se uniram e se separaram, pessoas nasceram e outras morreram, a vida mudou para aqueles que conheciam e eles não sabem onde se encaixar, tentando buscar a vida como ela era antes de suas mortes.

Além do mistério da própria “ressurreição”, outros mais começam a aparecer gradativamente conforme começamos a conhecer as histórias pessoais dos envolvidos. Como os mortos não se reconhecem como tal por não lembrarem de sua morte e também não sabem porque vieram não sabemos o que motivou sua volta.

Mesmo no final da primeira temporada temos poucas respostas e muitos mistérios a desvendar, além de uma nova situação para a própria cidade, causando ainda mais isolamento. E para alguém que se apaixonou pela série como eu me apaixonei, fica difícil saber que ainda vou ter que esperar pela segunda temporada.

E se nenhum dos meus argumentos lhe fez ter vontade de ver a série, talvez ajude saber que os franceses são bem liberais quanto a esse negócio de nudez.

Image

“Te fiz mudar de ideia?”

One thought on “Série: Les Revenants – 1ª temporada

  1. Pingback: Retrospectiva 2014 | Meu Logbook

Leave a Reply

