Filme: Catfish (2010)

ImageOntem vi esse documentário/mockumentary (?) que já tinha guardado na estante há um tempo. 

Primeiramente, a história: “Catfish” trata sobre as relações em tempos de redes sociais virtuais e dos laços que criamos com desconhecidos, a despeito das incertezas. Yaniv Shulman é o protagonista, a partir do momento em que seu irmão e um amigo propõem seguir sua relação com uma família que ele conheceu pelo Facebook. O contato inicial de deu a partir do trabalho que a menina-prodígio Abby fazia, passando fotos de Yaniv para pinturas. A partir desse contato Yaniv passou a ter contato com a mãe da menina e seus irmãos, especialmente Megan. 

Image

Um relacionamento romântico começa a se desenvolver entre Yaniv e Megan. Entretanto, um dia o grupo descobre uma mentira de Megan e passa a desconfiar das pessoas com quem se relacionavam até então. A resposta às perguntas de Yaniv só será encontrada no outro lado dos Estados Unidos, onde Yaniv encontra a pessoa com quem esteve se relacionando e trocando confidencias até então. E é aí que as grandes revelações da trama se desenrolam.

O filme faz questionar acerca da veracidade das relações virtuais e mostra como é fácil manipular pessoas e se esconder entre as paredes criadas pela tecnologia. Ao mesmo tempo é um filme triste ao mostrar o outro lado, da parte da falta de esperanças em que uma pessoa vive para necessitar se apoiar nessas relações intangíveis. 

A maior polêmica do filme, contudo, acontece no mundo real. É difícil dizer se “Catfish” é um verdadeiro documentário ou um mockumentary. Para mim ficou claro que se tratava de um mockumentary, mas há aqueles que discordam e têm inúmeros argumentos contestatórios, sendo um a de que os realizadores insistirem de que é sim um documentário. Para mim isso não bate muito com o próprio roteiro, mas vá lá… Veja e tire suas próprias conclusões.

Advertisements

One thought on “Filme: Catfish (2010)

  1. Pingback: Retrospectiva 2014 | Meu Logbook

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s